; PMAP

Sobre o Monitoramento da Atividade Pesqueira em Santa Catarina

O Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no Estado de Santa Catarina - PMAP-SC vem sendo desenvolvido pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI com atividades de campo iniciadas em 1º de agosto de 2016. Estão sendo monitorados a produção, o esforço e as áreas de pesca industrial e artesanal em 35 municípios litorâneos de Santa Catarina, ao mesmo tempo em que se atualizam os cadastros de pescadores artesanais em atuação e de embarcações que operam no Estado. Em março de 2020, foi concluído o  segundo ciclo da pesquisa de caracterização socioeconômica da pesca artesanal, incluindo o cadastramento de infraestruturas de apoio (p.ex. ranchos, trapiches, fábricas de gelo, postos de abastecimento de combustíveis entre outros) e de entidades ligadas direta ou indiretamente à atividade pesqueira.

Essas informações estão sendo utilizadas para avaliar as potenciais e reais interações da pesca com as atividades relacionadas à cadeia produtiva do petróleo e gás na Bacia de Santos. As informações disponibilizadas de modo agregado ao público por meio deste portal e dos relatórios técnicos do projeto, sempre respeitando o sigilo das fontes, podem ser utilizadas pelo setor produtivo, por órgãos governamentais, pesquisadores, pela imprensa e pela sociedade em geral, para melhor conhecer e compreender a realidade da atividade pesqueira em Santa Catarina. Além disso, podem auxiliar na tomada de decisões estratégicas pelo setor e na elaboração de políticas públicas que tenham como objetivo a melhoria nos setores da pesca artesanal e industrial do Estado.

A equipe do PMAP-SC é formada por 34 profissionais entre professores e técnicos de nível superior. Esse grupo tem à sua disposição uma frota exclusiva de veículos personalizados e uma completa infraestrutura de informática para a coleta e processamento dos dados. O campus Itajaí da UNIVALI abriga a sede do projeto e as equipes de monitoramento estão estrategicamente distribuídas em dez municípios das regiões Norte (Joinville e São Francisco do Sul), Centro-Norte (Itajaí e Itapema), Central (Biguaçu e Florianópolis), Centro-Sul (Imbituba e Laguna) e Sul (Araranguá e Passo de Torres), de onde os profissionais partem diariamente para a coleta de informações nesses e nos demais municípios vizinhos.

A pesca industrial está concentrada em poucos municípios catarinenses. Neles, o monitoramento da atividade industrial voltou a ser conduzido com a mesma metodologia censitária empregada pela UNIVALI entre os anos 2000 e 2012. Desse modo, por meio do PMAP-SC, a universidade reestabeleceu esse serviço de utilidade pública que vinha sendo mantido anteriormente por meio de convênios celebrados com o Governo Federal.

Por outro lado, a pesca artesanal em Santa Catarina é realizada por milhares de pescadores em mais de 300 localidades pesqueiras, em todos os municípios litorâneos e empregando uma grande diversidade de aparelhos e artes de pesca. Para monitorá-la, foi necessário desenvolver uma metodologia amostral que consiste no monitoramento de uma amostra mensal de localidades pesqueiras e de pescadores e a posterior expansão estatística dos resultados de produção e esforço para a totalidade de pescadores em atividade. Ao mesmo tempo, é necessário manter um cadastro atualizado dos pescadores em atividade em cada localidade e município do Estado.

Os dados agregados referentes à pesca industrial e à pesca artesanal coletados pelo PMAP-SC a partir de agosto de 2016  podem ser consultados neste portal. Também estão disponíveis os dados da pesca industrial relativos aos anos de 2000 a 2012. Clique aqui para realizar a sua consulta.

 

Equipe

Roberto Wahrlich

Coordenador Geral

Ana Paula Rosso

Coordenadora Técnica

Gislei Cibele Bail Braun

Coordenadora Operacional

Rodrigo Sant'Ana

Pesquisador

José Angel Alvarez Perez

Pesquisador

Julia Alves Costa

Analista de dados

Marc Sayeg Doin Vieira

Técnico de projeto

Bibiana Gottems Furtado

Técnica de projeto

Jullia Comicholi Jargas

Digitadora

Bruna Nolasco Pereira

Supervisora - Região Norte

Andre Luis Bembem

Supervisor - Região Central

Fábio Rodrigo de A. Lopes

Supervisor - Região Centro-Sul

Murilo Vallezzi Muller

Supervisor - Região Sul

Gustavo Castro

Monitoramento - Joinville

Pietra Nissel Dupont

Monitoramento - Joinville

Faynna Arendartchuk

Monitoramento - São Fco. do Sul

Kaline Marchesan

Monitoramento - São Fco. do Sul

Richard Schwarz

Monitoramento - Itajaí

Luiz Rodrigo Maçaneiro de Leão

Monitoramento - Itajaí

Alessandra Uhlmann Hirth

Monitoramento - Itajaí

Claudio Beltrame Neto

Monitoramento - Itajaí

Elder José Webber

Monitoramento - Itapema

Izabela Falco Locarno

Monitoramento - Itapema

Carlos Eduardo Santos Farina

Monitoramento - Biguaçu

Thais Teixeira Gava

Monitoramento - Biguaçu

Camila Graciola

Monitoramento - Florianópolis

Fernanda Simons Fritze Szezesniak

Monitoramento - Florianópolis

Leticia Martins Souza

Monitoramento - Florianópolis

Adriano Py Chludinski

Monitoramento - Imbituba

Homero Luiz Destefani

Monitoramento - Imbituba

Filipe Goulart

Monitoramento - Laguna

Joana Nobre Niehues

Monitoramento - Laguna

Marina Espirito Santo Campello

Monitoramento - Araranguá

Juliana Stein Schirmer

Monitoramento - Araranguá

Juana Alves Fragnani

Monitoramento - Passo de Torres

Rodrigo Matos de Souza

Monitoramento - Passo de Torres