; PMAP

Projeto Caracterização Socioeconômica das Atividades de Pesca e Aquicultura em Santa Catarina (PCSPA-SC)

O projeto "Caracterização Socioeconômica das Atividades de Pesca e Aquicultura em Santa Catarina - PCSPA-SC" foi executado como parte do projeto "Caracterização Socioeconômica da Pesca e Aquicultura nas Áreas de Influência dos Empreendimentos de Exploração e Produção na Bacia de Santos", que envolveu também os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

O levantamento de dados das atividades de pesca e aquicultura no litoral desses quatro Estados foi demandado como condicionante do licenciamento ambiental da Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos.

Em função desta condicionante, a PETROBRAS firmou uma parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – FIPERJ e o Instituto de Pesca de São Paulo - IP, através da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio – FUNDEPAG e também com a Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

O PCSPA-SC foi executado no período de janeiro de 2014 a junho de 2015, tendo alcançado os seguintes objetivos:

  • Caracterização estrutural e dimensionamento da pesca artesanal e industrial e da aquicultura no litoral de Santa Catarina;
  • Avaliação dos potenciais níveis de interação da atividade pesqueira com a produção de petróleo e gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos;
  • Definição de diretrizes para um programa de monitoramento de desembarques pesqueiros no litoral de Santa Catarina.

Essas diretrizes foram fundamentais para o planejamento e a execucão do PMAP-SC, projeto que amplia e atualiza os objetivos do próprio PCSPA-SC.

Os resultados do projeto estão sumarizados em 116 tabelas e 209 figuras, incluindo gráficos e mapas, que podem ser acessados aqui.

Materiais impressos contendo os resultados gerais do PCSPA agregados por região do Estado (Norte, Centro-Norte, Central, Centro-Sul e Sul) foram distribuidos às entidades que contribuíram com o projeto. Acesse as versões eletrônicas dos documentos clicando aqui